quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Como elaborar um currículo?

A busca de uma nova colocação no mercado de trabalho sempre começa com um denominador comum: o curriculum.Pedimos à consultora Rosemary Corretori Bethancourt, especializada em elaboração de curriculum, para resumir as etapas necessárias para a confecção deste importante documento profissional. Vejam o que ela diz:
CURRICULUM:
ANTES DE TUDO UMA REFLEXÃO
"Muitas pessoas pensam que elaborar um currículo é simplesmente relatar sua trajetória profissional... Velhos tempos! Hoje em dia o mercado de trabalho exige muito mais, e o modo como você escreve é tão importante quanto o conteúdo do texto."
O DESTINATÁRIO
"A primeira dica é imaginar, antes de começar a redigir o seu curriculum, o percurso que o mesmo cumprirá até atingir a finalidade almejada: a entrevista.
Pergunte-se:
- Quem deverá ler meu curriculum? - O que estará procurando? - Qual será a forma mais clara de expor minha experiência?
Ou seja, o currículo deve ser elaborado com foco no recrutador."
A APARÊNCIA
"Lembre-se de que um currículo que chama a atenção é aquele que tem boa apresentação visual, é sucinto e de fácil compreensão."
A OBJETIVIDADE
"Um bom currículo deve deixar claro o seu interesse, destacar as qualificações que o habilitam a ocupar o cargo em questão, demonstrar os resultados e contribuições nas empresas onde atuou e enfatizar seus pontos fortes."
Seqüência de Apresentação
Primeira página:
- Nome completo (deve constar na primeira linha do currículo) - Endereço residencial completo - Dados de contato (telefones residencial, para recados e celular e e-mail) - Dados Pessoais (Ex: brasileiro, casado, 30 anos) - Objetivo Profissional (sumário sucinto e claro de suas expectativas - Ex: gerente da área industrial) - Resumo de Qualificações (habilidades voltadas para a posição ou empresa objetivada) - Formação Acadêmica (curso, ano de formação e instituição - quanto mais recente for a conclusão, mais completa deverá ser a descrição) - Idiomas (mencionar idiomas nos quais tenha fluência) - Cursos (cursos de aperfeiçoamento mais recentes que completem a sua formação ou objetivo)

Segunda página:
- Experiência Profissional (mencionar empresas em que atuou nos últimos dez anos, com as datas de entrada e saída, seguindo a ordem da mais recente para a mais antiga, citando os cargos, as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos sempre de maneira objetiva; evite analisar, apenas informe)
IMPORTANTE
Estes são os princípios básicos que norteiam uma boa apresentação de curriculum, porém, cada caso deve ser analisado em sua individualidade para que seja definido o modelo mais adequado.

"Muros de Berlim" eletrônicos em tempos de crise

As empresas estão proibindo, cada vez mais, o acesso de seus funcionários às redes sociais como Orkut, YouTube, Facebook, Twitter, LinkedIn (assim como a barra de ferramentas do Google), alegando um comprometimento de segurança e produtividade. Isto é sensato?
Por Karsten Jonsen e Willem Smit - www.administradores.com.br