quarta-feira, 15 de julho de 2009

Ovinocultura: No TO, Seagro faz levantamento para projeto de confinamento

Os animais que farão parte dos sistemas de criação são das raças Santa Inês e Dorper.

Um levantamento realizado na semana passada para levantar dados da criação de ovinos e caprinos na região Centro-Norte do Tocantins servirá de base para implantação de um projeto de confinamento. A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seagro) fez o levantamento nos municípios de Colinas, Palmeirante, Bernardo Sayão, Presidente Kennedy, Guaraí, Pequizeiro e Itapiratins.
"Vamos traçar um plano de ação para criação em confinamento. A pesquisa nos deu dados referentes à raça, tempo de engorda, manejo e alimentação", disse a diretora de Produção Animal da Seagro, Érika Jardim. A região possui 2,5 mil animais e os criadores querem aumentar esse rebanho para 12 mil cabeças até 2014.
Dados da Adapec (Agência de Defesa Agropecuária) mostram que o Tocantins possui 96 mil animais, sendo 16 mil caprinos e 80 mil ovinos; cerca de 80% da carne de caprino e ovino consumida no Estado é importada, o que significa que existe um grande mercado para comercialização.
Confira esta reportagem no site http://www.portaldbo.com.br

Empresas em Colinas (2)

Irá iniciar nos próximos dias as obras do entreposto de mel da (APICOL) Associação Apícola de Colinas e Região, a área foi doada pela prefeitura, o projeto é muito importante para a região, que tem como objetivo concentrar toda a produção de mel da região no entreposto e dele comercializar para fora da cidade, gerando emprego e renda para nossa cidade, veja detalhes sobre o assunto no blog da secretaria http://www.smdect.blogspot.com/